Júpiter
Como dito no post anterior, Saturno é o grande maléfico. Em contrapartida, Júpiter, é conhecido como grande benéfico. Essas classificações são limitadas, maniqueístas e não traduzem a imensa simbologia que esses dois planetas possuem.
Júpiter costuma ser associado à prosperidade, expansão, moral, justiça, otimismo e ação. No nosso mapa natal, dependendo do signo, regência, casa (do signo e do regente) e aspectos teremos um setor na nossa vida em que poderemos, sim, ter o toque da expansão. Obviamente, depende muito de todos os fatores que acabei de citar, mas a perguntas que essa energia costuma emergir em nós:
"-- para onde quero me expandir?"
"-- o que me traz felicidade?"
Pessoas jupiterianas raramente se abalam, são eternas otimistas e muito ativas, não têm paciência para esperar, seguem sua intuição aliada ao conhecimento e saem desbravando o mundo.
O grande desafio da energia de Júpiter é pecar pelo excesso e isso é pouco comentado. Sem esquecer de que precisamos olhar individualmente o mapa de cada pessoa, mas um Júpiter mal-aspectado traz o aprendizado da ciência e do controle da expansão exagerada.
Exagero também costuma ser um adjetivo atribuído a Júpiter. E aí podemos encontrar representantes que, por buscarem tanto o conhecimento e a expansão, acabam sendo aqueles chatos de galocha que se acham demais por saberem demais (o que pode ser verdade), os compulsivos alimentares, os que desejam tanto a liberdade que nunca param em lugar algum, a busca por uma justiça idealista e por aí vai.
Nosso aprendizado com Júpiter é o de buscar auxílio quando tudo parece perdido, sem objetivo e sem causa. Não é esperança, porque essa é uma atitude mais passiva, mas sim, a otimista, de ação, de acreditar que se buscarmos, poderemos estar sempre melhores do que ontem.
Assim, um astrólogo ao analisar seu mapa natal, poderá orientar como tirar todos os proveitos e os aprendizados da energia jupiteriana, mediar exageros, esclarecer objetivos e, claro, incentivar o otimismo e a sua ação, coisas um pouco difíceis de se encontrar hoje em dia.