top of page

Saturno

Saturno tem má fama. Consequência de tempos antigos, em que as análises tinham outra visão e preenchiam outras necessidades.

Mas, é difícil transformar essa imagem clichê. E, se Saturno opinasse, decerto diria que o tempo retratará toda a maledicência injusta contra ele.

Saturno, para dizer da forma mais simples possível, é o lembrete constante que nos faz algumas perguntas:

- "estamos fazendo isso direito ou podemos fazer isso melhor?"

- "você tem se dedicado àquilo que precisa se dedicar?"

Para analisarmos a energia deste planeta no nosso mapa natal, é imprescindível sempre olharmos o signo em que ele está, em que casa ele se encontra, em que casa se encontra o seu regente e todos aspectos. É a estrutura específica que dá o caráter único a cada pessoa. Qualquer análise que não inclua esses itens é uma análise superficial. Ela pode até dar certo... mas não estará correta e completa. É como ver apenas a pontinha pequena de um iceberg.

Saturno nos ensina que o tempo é o nosso maior aliado, porém, somente construindo, com seriedade e dedicação. Por vezes, podemos ser muito autoexigentes, mas é para o nosso próprio bem. Mesmo quando ele está mal-aspectado (ou seja, com muitas energias desafiadoras), ele não está sendo "ruim" com você. Primeiro, porque não existe maniqueísmo astrológico quanto menos energético. Segundo, quanto maior o desafio, maior o aprendizado. Afinal, qual o único sentido de estarmos compartilhando uma existência terrena senão para aprendermos aonde precisamos aprender?

Nosso mapa natal não é cruel conosco, porque nós somos o mapa natal e dele extraímos todas as ferramentas para o que precisamos. Meritocracia não tem nada a ver aqui. Somos uma dádiva do universo materializada para aprender, transformar, transmutar e transcender.

E, nisso tudo, Saturno está ao nosso lado, o tempo todo, sendo mais rígido, muito firme, um pouco frio até, no entanto, sempre com o intuito de nos ajudar a não perder o foco, a acreditar no tempo e na persistência, a agirmos com consciência e constância, porque o resultado dessa fórmula é somente benéfica para você.

Muitas pessoas temem o famigerado "retorno de Saturno". Para elas, o que acontece é como aquele aluno que vai estudando e empurrando com a barriga (muitas vezes, de forma inconsciente, ou como se vivesse em constante autonegação) e quando precisa se submeter a um pequeno autoteste, fracassa. O que ela não acredita e demora a entender é que o tempo passa igualmente para todos e quanto menos você aproveita as oportunidades, desperdiçando essa riqueza chamada tempo, mais você está se prejudicando. Apenas você.

Assim, um estudo astrológico busca auxiliar a pessoa a compreender qual a função de Saturno em seu mapa, como aproveitar ao máximo as lições que ele propõe e não sentir medo, pois a energia saturnina está longe de ensinar pelo medo -- isso é concepção humana para criar escravos energéticos! Saturno é o nosso orientador do tempo, da concretude, da consciência e do alcance do objetivo.

Posts relacionados
Posts recentes
Arquivo
 Tags
Me siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page